Navios montagem

Navios montagem

16/06/12

Winger (ex:Ponta Do Garajau)


Rebocador Winger (ex:Ponta Do Garajau) a sair de Setúbal em direcção á Nigéria para onde aparentemente foi vendido,este rebocador tem como gémeo o rebocador Cábo Girão que também operava para a Lutamar e que também foi vendido,recorde-se que estes dois rebocadores foram adquiridas pela Lutamar em simultâneo vindos do Funchal onde operavam.

Tipo de navio: Rebocador
Tonelagem bruta: 183 T
Ano de construção:1963
Estaleiro onde foi construido: Estaleiros navais do Mondego
Bandeira: Cook Island
Comprimento: 29,58 m
Máquina principal: 2 x MWM TRH435S = Total: 1,100 bhp
Velocidade: 11 nós
IMO: 5428702

4 comentários:

Anónimo disse...

É com muita pena que vejo esta foto! Como madeirense apaixonado pelos navios, conheci muito bem o Ponta do Garajau e o Cabo Girão. Lembro-me do som das suas máquinas, do som dos seus apitos e de tantos episódios relacionados com estes elegantes rebocadores.
Que pena que não houvesse ninguém em Portugal, sobretudo na ilha da Madeira, com capacidade e/ou interesse em preservar este navio ou o Cabo Girão.
Depois de cerca de 50 anos navegando em águas portuguesas, estes dois rebocadores que tanto “puxaram” pela navegação madeirense abandonam definitivamente as nossas águas.
Cumprimentos.

JTFM disse...

Mar de Palha, faço das tuas palavras minhas palavras. O meu pai trabalhou em ambos os rebocadores, tanto no Cabo Girão e no Ponta do Garajau. Eu cheguei a navegar muito nesses rebocadores. Bons Tempos

Unknown disse...

Mar da Palha realmente foi com muita pena k vi o meu objecto de trabalho partir sem uma saudação do governo madeirense deixar dois barcos k contribuiram muito para o desevolvimento da nossa ilha eu como mestre J.G.S.C. do mesmo sinto uma certa revolta em não ter cá ficado ao menos um dos dois rebocadores Ponta do Garajau e Cabo Girão e assim perdemos parte da historia maritima da Madeira lamentavélmente.




Anónimo disse...

Boa tarde,

Os rebocadores tiveram uma saudação do Governo, da APRAM, e demais embarcações que acompanharam a saída deles em homenagem.
Inclusive o novo rebocador Cte. Passos de Gouveia lançou jatos de água na altura.
Lembro-me de ver os dois juntos, com o gémeo Corpo Santo, afundado nos Açores, mas isto muito antes da saída deles.

Bons tempos.

Cumprimentos,

Edgar Freitas