O N.R.P. "Almirante Gago Coutinho" fazia parte duma frota de 10 navios de vigilância e detecção anti-submarina, baseados cinco deles em Pearl Harbour e outros cinco em Little Creek (Virgínia), destinados à vigilância da frota submarina Soviética e colocados em pontos estratégicos das rotas dos submarinos Soviéticos.Oficiais da Marinha dos Estados Unidos, consideravam esta classe de navios, que custaram cerca de 20 milhões de dólares, estavam equipados com os sensores mais sofisticados da actual guerra de detecção submarina e constituíam uma terrível "Lança" na guerra anti-submarina, desde que começaram a operar em 1985.Embarcando uma reduzida guarnição de 19 elementos, estes navios eram operados por técnicos e cientistas civis, com uma média de dias de missão na ordem dos 64 dias, tendo completado no total cerca de 100 missões de vigilância.O Chefe do Estado-Maior da Marinha Americana - Almirante Carliste Trost, dirigiu uma mensagem aos oficiais e cientistas envolvidos nas missões dizendo, "Estes navios foram uma significativa contribuição para enfrentar o desafio soviético no alto mar".A Marinha Americana muito recentemente começou a substituir estes navios da classe "T-AGOS" por outros mais caros (30 milhões de dólares cada) designados SWATH (Small Waterplane Area Twin Hull) de construção semelhante a um catamaran, com equipamentos de escuta e detecção ainda mais modernos e sofisticados, tencionando dispor até 1998 de 33 navios desta classe.A Marinha Americana resolveu ceder alguns navios da classe "T -AGOS" a nações amigas. Portugal foi uma dessas nações.Após o seu aprestamento nos Estados Unidos da América, efectuou o transito para Lisboa atracando na BNL.
Deslocamento: 2300 t
Comprimento: 68,7 m
Boca: 13,1 mCalado máximo: 5,6 m
Tipo de casco: ferro
Fonte do texto:Marinha Portuguesa.
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