Navios montagem

Navios montagem

23/10/11

EVRIDIKI

Tipo de navio: Petroleiro

Tonelagem bruta: 167,295 T
Ano de construção: 2007
Estaleiro onde foi construído: Hyundai Samho Heavy Industries
Bandeira: Liberia
Comprimento: 274 m
Armador: Liquimar tankers
IMO: 9318137

01/10/11

BOURBON LIBERTY 228

Este rebocador de alto mar veio rebocar a plataforma eolica WindFloat até á Povoa de Varzim.

Tipo de navio: AHTS (Anchor Handling Tug Supply)
Tonelagem bruta: 1733 T
Ano de construção: 2010
Estaleiro onde foi construído: Dayang Shipyard - China
Bandeira: Luxemburgo
Comprimento: 59,78  m
Velocidade: 13,5  nós
Maquinas principais: 3 x 1,825 kw = 7341 Hp
Capacidade de rebocagem: 80 T
Armador: Bourbon Offshore
IMO: 9562374

WINDFLOAT





O espectacular WindFloat a sair de Setúbal em direcção à Povoa de Varzim.

A EDP assinou um acordo de projecto e um contrato em regime chave na mão com vários parceiros, para a implantação do primeiro WindFloat à escala real, equipado com um aerogerador de 2 megawatts (MW), ao largo da costa portuguesa.InovCapital, a Principle Power, a Vestas Wind Systems A/S, a A. Silva Matos (ASM) e o Fundo de Apoio à Inovação (FAI) são alguns dos parceiros deste projeto.
O WindFloat é uma estrutura flutuante, patenteada, com design simples e económico, para suporte de aerogeradores offshore. Esta é uma estrutura inovadora, pois permite atenuar os movimentos induzidos pelas ondas e pelo vento. Assim, é possível implantar aerogeradores offshore onde os recursos eólicos são superiores, em locais antes inacessíveis (onde a água excede os 50 m de profundidade).
O projeto prevê a implantação, pela Principle Power, de um protótipo WindFloat, equipado com um aerogerador offshore Vestas V80 de 2,0 MW, ao largo da costa portuguesa ainda este ano:
O sistema será testado na Aguçadoura, num parque EDP, ligado à rede, por um período não inferior a 12 meses, com o objetivo de validar o desempenho da integração entre o WindFloat e o aerogerador. Serão ainda realizados estudos de comissionamento/descomissionamento e de operação e manutenção.
O projeto utilizará capacidades industriais existentes em Portugal e mão de obra portuguesa qualificada para a maior parte das atividades de fabricação e instalação. A Principle Power assumirá a responsabilidade pela execução do projeto.
A Vestas terá a seu cargo o fornecimento (ainda este ano), a instalação e o comissionamento de um aerogerador Vestas V80-2.0MW. Esta será a empresa de referência do projeto para a tecnologia e dará apoio à integração do aerogerador e da plataforma WindFloat.
Empresas como a ASM e MPG, a Marine Innovation & Technology, a Houston Offshore Engineering, a Bourbon Offshore, a Smith Berger Marine e a Vryhof e Solidal foram subcontratadas para o projeto. A American Bureau of Shipping foi selecionada como a agência de certificação independente.O financiamento foi assegurado através de contribuições de parceiros e com um subsídio a fundo perdido do Fundo de Apoio à Inovação (FAI).
"A EDP elegeu a energia eólica offshore como uma das suas cinco prioridades de inovação e o WindFloat é uma das tecnologias mais promissoras nesta área. Quando forem conhecidos os resultados desta fase de demonstração crucial, a EDP estará mais bem posicionada para superar os desafios da energia eólica offshore em todo o mundo", afirmou António Mexia, Presidente Executivo do Grupo EDP.João Fernandes, membro da administração do InovCapital, “acredita que o projeto windfloat tem potencial para mudar a forma como Portugal tira proveito da sua costa marítima, dando-lhe tecnologia inovadora na energia eólica e o envolvimento de parceiros locais e internacionais”.
"Nós, na Principle Power, congratulamo nos por a EDP adoptar esta tecnologia facilitadora na sua fase inicial. Consideramos o Governo de Portugal e a indústria portuguesa parceiros no desenvolvimento de tecnologias eólicas offshore capazes de suprir a procura portuguesa e mundial de energias renováveis", afirmou Alla Weinstein, presidente e CEO da Principle Power. "Portugal dispõe das competências e instalações industriais necessárias para executar o projeto, incluindo uma Utility, que fomenta uma visão de promoção do crescimento económico dentro das suas próprias fronteiras. Este projeto representa um passo significativo na utilização do vasto potencial eólico offshore de Portugal para cumprir as metas traçadas no sector das energias renováveis.
Juan Araluce, Presidente da Vestas Mediterranean, concluiu: "É com satisfação que anunciamos esta cooperação com a Principle Power e com o Grupo EDP, um dos nossos principais clientes a nível mundial. Trata-se de um projeto precursor na região mediterrânica. Os seus resultados poderão facilitar a implementação de boas práticas na região e noutras zonas do mundo."

EDP
A EDP é uma das principais empresas europeias do setor energético, que desenvolve atividades no domínio da produção, distribuição e comercialização de eletricidade em Portugal, Espanha e no Brasil. O Grupo também atua no setor do gás natural em Portugal e Espanha. Através da EDP Renováveis, a EDP é o terceiro maior produtor mundial de energia eólica, com forte presença na Europa, Estados Unidos e Brasil.

InovCapital
InovCapital (
www.inovcapital.pt) é uma empresa de capital de risco do Ministério da Economia e Inovação português, orientada para o apoio às PME e aos empresários. O seu objetivo é contribuir para o crescimento sustentado da economia portuguesa, através da promoção do empreendedorismo e da participação pró-ativa no desenvolvimento de empresas portuguesas.

Principle Power
A Principle Power (
www.principlepowerinc.com) é uma empresa que desenvolve tecnologia centrada no mercado da energia eólica offshore. O produto facilitador da Principle Power, uma estrutura flutuante para suporte de aerogeradores denominada WindFloat, permite implantar aerogeradores offshore em águas com profundidades superiores a 50 m e explorar os recursos eólicos de maior capacidade em todo o mundo.

Vestas
A Vestas (
www.vestas.com) é uma empresa de implantação mundial de aerogeradores, com mais de 30 anos de experiência e know-how no setor da energia eólica. Com uma base instalada superior a 44.100 aerogeradores ou o equivalente a uma capacidade instalada superior a 43.000 MW em todo o mundo, a Vestas é o principal e fornecedor mundial de soluções de energia eólica.

ASM
Grupo ASM (
www.asilvamatos.pt) é um grupo industrial de empresas, criado em 1980, focado na construção de metais, tais como torres eólicas, todo o tipo de recipientes pressurizados de GLP, LNG e combustíveis líquidos. Através da ASM Energia, o Grupo está posicionado como um dos maiores nas estruturas metálicas e em equipamentos para sistemas de energias renováveis, tanto em onshore como offshore.

Para perceber melhor o funcionamento do WindFloat carregue aqui.

Fonte do texto:EDP